4 dicas de ouro que podem aumentar a vida útil da bateria interna do seu notebook

Se você chegou até aqui é porque provavelmente está com dúvida em como prolongar a vida útil da bateria interna do seu notebook. Essa preocupação não é exclusivamente sua, mas sim de vários usuários. Diariamente o blog recebe muitas dúvidas a respeito, por isso preparamos um post especial com  4 dicas de ouro que podem aumentar a vida útil da bateria interna do notebook.

Como proceder na 1º recarga da bateria interna do notebook

A primeira recarga do notebook pode gerar bastante dúvida, quando se trata de bateria interna a preocupação é ainda maior.

Neste caso, vale ressaltar que a recomendação é a mesma dada para as baterias convencionais. A informação mais comum que ouvimos por aí, é que a primeira recarga deve levar de 8 à 12 horas. Na verdade, não há nenhuma regra quanto ao tempo específico de cada recarga. O tempo que o notebook deve ficar conectado à tomada pode variar de acordo com o fabricante . Mas a maioria das marcas indicam que a 1º recarga  seja realizada até completar a carga. Isso pode levar de 2 à 3 horas, dependendo do aparelho. Por isso, antes de acreditar em qualquer informação encontrada na internet, consulte o manual do seu aparelho.

E se eu não encontrar essa informação no manual…

Se o manual não disponibilizar essa informação, entre em contato com o suporte da marca fabricante do seu  notebook para esclarecer a sua dúvida.

Melhore o funcionamento da bateria do notebook

Para a bateria ter um rendimento ainda melhor, é indicado que o usuário realize a calibragem da bateria junto à primeira recarga. Esse procedimento serve para nivelar a carga de cada célula, que pode ter vindo desnivelada de fábrica. Para realizar o procedimento de calibragem da bateria, clique aqui.

A bateria interna não vicia

Assim como as baterias externas, as baterias internas são compostas de íon de lítio, portanto não viciam. O que ocorre é o desgaste natural do componente. De acordo com o uso e cuidados dos usuário, as baterias funcionam com a sua total capacidade durante 2 anos.  Após esse período, a bateria passa a precisar cada vez mais rápido de uma nova recarga.  Quando essa situação ocorrer, não há conserto, será necessário substituir o componente por uma nova.

Evite o desgaste da bateria do notebook

As baterias são formadas por ciclos – entre 300 e 400 ciclos, a quantidade pode variar de acordo com o modelo do notebook.  Cada vez que o componente completa 1 carga, ou seja 100% , um ciclo se completa. Por exemplo, você carrega seu notebook até 60% e interrompe a recarga. Se depois você carrega mais 40%, a bateria completou um ciclo. Por isso, para evitar que a bateria complete um número maior de ciclos (recarga e descarga), não deixe a bateria chegar a níveis críticos de energia. Inicie uma nova recarga com 30% de energia restante e deixe-o carregando até 80%. Isso evitar o desgaste do componente e aumentará a sua vida útil.

Tempo de duração da bateria interna

Não existe uma resposta exata. A duração da bateria dependerá de alguns fatores como número de células, capacidade (mAh), e componentes de Hardware (processador e tela). Além disso, o consumo de energia é influenciado de acordo com as forma de uso de cada pessoa. Para economizar a bateria do seu notebook, confira o artigo: O que gasta mais bateria no notebook?

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.