Como saber se o seu notebook está superaquecendo

O calor é um dos inimigos do computador. Embora eles sejam projetados para evitar o superaquecimento, não é raro casos de usuários que relatam complicações com o aparelho. Em algumas situações, o notebook chega a desligar subitamente, deixando os usuários assustados. O que muitos não sabem, é que esse é um procedimento de segurança da máquina. Alguns processadores possuem uma proteção térmica integrada, assim se o componente ficar muito quente, o dispositivo desliga o notebook. Para evitar que isso aconteça, basta prestar atenção em alguns sinais que denunciam o mau funcionamento do aparelho.

Sons incomuns

A maioria dos computadores possuem dois ventiladores,  um resfria a fonte de alimentação e o outro as placas. Caso comece a escutar alguns zumbidos ou barulhos incomuns, pode ser que um dos ventiladores (cooler) esteja com algum problema de funcionamento.

Tela azul

O aparecimento da famosa tela azul do Windows é um alerta sobre o superaquecimento. Como resultado, o computador reinicia automaticamente.  Se o erro persistir, verifique se o cooler está funcionando normalmente.

Pasta térmica

Alguns aparelhos possuem uma pasta térmica entre o dissipador de calor e o processador. Após algum tempo de uso, o componente existente acaba endurecendo, o que pode causar o superaquecimento

 Altas temperaturas

Os componentes do notebook funcionam com uma temperatura limite de 55 ºC. No entanto, as placas de vídeo trabalham com temperatura acima do padrão estabelecido, por isso é necessário consultar as especificações técnicas de cada fabricante. Se quiser descobrir a temperatura que as peças do computador estão gerando, há um procedimento bastante simples. Basta acessar um programa gratuito e consultar todas as informações relacionadas ao seu notebook. Com o software Speccy é possível analisar a temperatura de cada componente. Acompanhe a descrição e saiba como realizar o procedimento. Clique aqui para baixar o programa.

Utilizando o medidor de temperatura

Com o programa instalado e aberto, vá em ícone “Sumário”. Aguarde até que as informações de sistema seja pelo aplicativo. Em seguida, verifique a temperatura das peças de CPU, RAM, placa-mãe, gráficos e discos rígidos.

Se os valores excederem os 55 ºC, você pode realizar algum processo de manutenção nas peças do seu note. Em alguns casos limpar o cooler já resolve o problema, pois o acúmulo de poeira impede a saída de ar quente do computador, fazendo com que ele superaqueça.

 

Em alguns casos, limpar os componentes que permitem a saída de ar quente pode resolver o problema

 

Atenção: Antes de abrir o seu computador, verifique as condições de garantia estabelecidas pelo fabricante da máquina.

Fonte: Intel

 

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.