Filtro de linha, no-breaks, dispositivo de proteção contra surtos? Qual o melhor aparelho para proteger eletrônicos.

Você  já teve algum aparelho danificado devido falhas na rede elétrica? Infelizmente essa situação é bastante comum , mesmo com o alto investimento  nos sistemas de transmissão de energia. Algumas vezes essas oscilações de energia são quase imperceptíveis aos nossos olhos, o que não evita danos aos aparelhos atingidos. O que muitos usuários não sabem é que existem aparelhos que podem proteger e evitar prejuízos  causados  por esse tipo de incidente.  O blog bringIT apresenta alguns desses aparelhos e sua utilidade.

Dispositivo de proteção contra surtos – DPS

Conhecido também como Protetor contra surto, é capaz de limitar as sobretensões e descarregar para a terra os surtos causados por fatores externos, como raios e eventos climáticos.  Esse tipo de dispositivo pode ser utilizado em todo tipo de instalação elétrica, máquinas industrias e aparelho eletrônicos residências. No entanto, quando utilizados em ambientes residenciais, os DPS não são utilizados sozinho, sendo  necessário um filtro de linha.

35_zoom1_MH6E3c203l20wQ9geYs2CC5b8o7T962h

Filtro de linha

Popularmente conhecido como “régua”, o filtro é composto por uma extensão elétrica com várias tomadas na ponta, dispostas em linhas.  Alguns modelos, além de servir como régua, também possuem o DPS, mas atenção não são todos.  Se você for comprar o produto com o objetivo de proteger o seus eletrônicos contra quedas de energia, verifique a qualidade e o manual do produto.

477449146_872

No-breaks

Dentre os aparelhos, o no-breaks pode ser considerado o mais popular deles e também o mais completo. Isso porque ele oferece proteção contra surtos e falta de energia. Essa característica adicional é possível pois ele possui uma bateria interna, capaz de oferecer ao usuário energia suficiente para manter o equipamento ligado por alguns minutos. Tal autonomia, permite que o usuário salve arquivos, feche os sistemas e desligue o equipamento corretamente.

no-break_sms_1.2_kva_station_ii_monovolt.jpg

Após a definição de cada aparelho, você deve ter se perguntando qual é a melhor opção. Nós respondemos. Se você mora numa região com falhas de energia constantes, recomendamos a utilização de no-breaks. O aparelho poderá lhe poupar prejuízos e dores de cabeça, devido à energia extra fornecida.

Agora, se os picos de energia não são frequentes, você pode utilizar apenas um filtro de linha. Essa é a solução mais simples e barata. Lembrando que para garantir a proteção desejada ao seu aparelho, o filtro deve ser de boa qualidade, além de possuir um dispositivo de proteção contra surtos.

Atenção

Caso o seu aparelho tenha sido danificado devido à descargas elétricas, procure a empresa responsável pelo fornecimento de energia da sua cidade e exija o seu direito como consumidor.

Segundo normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), as empresas de energias são obrigadas a reparar e ressarcir o consumidor por danos em equipamentos causados por oscilações de energia. O pedido de ressarcimento/conserto do equipamento danificado deve ser feito em até 90 dias da data da ocorrência.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.