Abrindo uma fonte de notebook

Aqui no blog você já aprendeu como funciona uma fonte de notebook, mas ainda resta aquela dúvida: quais são os componentes internos que existem dentro do carregador de um notebook? Essa é uma questão fundamental quando queremos entender mais sobre a segurança de um fonte compatível, paralela ou universal. Nesse artigo nós vamos te contar mais sobre esse tema!

Para começar, abrir uma fonte de notebook não é uma tarefa fácil. Isso porque a fonte não é um componente que deva ser reparado, daí a razão por muitas fontes não terem nem parafusos, serem apenas encaixadas e coladas com uma cola super resistente.

Então, antes que você tente abrir a sua fonte (o que não é recomendado), trouxemos um dos carregadores de notebook que usamos em nossos testes de qualidade para ajudar você a entender um pouco melhor sobre os “mistérios” envolvendo os componentes internos da fonte do notebook

Componentes internos de um carregador de notebook

Segurança da fonte: AC longe do DC

Como você sabe, a fonte serve para converter tensão alternada (AC: a que vem da corrente elétrica) em tensão contínua (DC: a que é necessária para o notebook funcionar).

Essas duas tensões precisam estar posicionadas em locais diferentes dentro da fonte, isso tudo serve para evitar curtos-circuitos, dando mais segurança a quem está usando o notebook com o carregador na tomada.

Fonte de notebook também tem dissipador!

Se a fonte do notebook anda esquentando muito, você precisa ter um pouco de atenção. Muita gente nem imagina que a fonte também possui um espaço para dissipar o calor produzido pelo uso.

Aqui, os dissipadores são feitos de alumínio, o material mais indicado para resfriar a fonte, além de deixar ela mais leve sem comprometer o seu funcionamento.

Estabilizador de tensão na fonte

Nesse exemplo, os capacitores são de 68uF (uF = micro Farad, unidade de medida do capacitor) e 400V, o que promove maior estabilidade de tensão. Isso garante que a fonte forneça a energia ideal para que tudo funcione perfeitamente.

Componentes externos de uma fonte de notebook

Silicone para fixação dos componentes

A borracha de silicone branca garante maior fixação dos componentes em caso de quedas e também influencia na resistência quando a fonte é utilizada em altas temperaturas.

Segurança contra chamas

A carcaça é 100% de policarbonato, um material resistente à chamas e que ajuda a não propagar fogo.

Cabos de cobre

O cobre é um metal muito usado na eletrônica por ser um excelente condutor elétrico. As fontes bringIT possuem 28 fios de puro cobre no cabo das suas fontes. Já o filtro fica por conta do núcleo de ferrite que impede a passagem de interferências eletromagnéticas.

Ainda falando sobre cabos, o ideal é que sejam bem revestidos com uma capa protetora super resistente para que não quebre com facilidade no manuseio do dia a dia.

Todos esses elementos tornam as fontes vendidas pela bringIT a alternativa ideal para quem precisa trocar uma fonte que está queimada ou que busca uma fonte reserva por um componente confiável e de alta qualidade. 

Deu pra entender um pouquinho mais sobre os componentes internos e externos de uma fonte? Se restou alguma dúvida, comenta aqui embaixo que nós podemos ajudar você!

A bringIT é um e-commerce especializado em notebooks! Clique no banner para conhecer nosso site e todos os nossos produtos!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.