“Tempo restante desconhecido” da bateria do notebook. O que fazer?

Uma das reclamações mais frequentes dos usuários é sobre o aparecimento da mensagem “Tempo restante desconhecido”, que diz respeito ao funcionamento da bateria do notebook. O aparecimento desta mensagem pode ser resultado de um simples erro no sistema operacional ou a falta de atualização da BIOS . Para auxiliar você a identificar e solucionar a mensagem “Tempo restante desconhecido”, listamos alguma razões e soluções para resolver o problema.

imagemcerta42-1 (1)

 1º Erro de leitura da bateria

Se for esse o caso, desligue o notebook e remova a bateria. Em seguida, insira o componente novamente e ligue o aparelho.

2º  Falha de leitura da bateria

O controle de energia bateria é feito a partir de uma Placa Controladora, responsável por informar o sistema operacional  (Windows, Linux, MAC OS X, etc.) o quanto ainda resta de carga nas células da bateria. Para calcular a quantidade de energia a placa controladora faz uma média a partir da carga existente em cada célula. O problema é que se as células da bateria estiverem desniveladas, a placa controladora fará uma leitura errônea e mostrará um capacidade de energia inferior ao que a bateria realmente pode oferecer. Por isso, é importante realizar a calibragem da bateria para corrigir esse tipo de falha, que pode causar o mau funcionamento da bateria. Saiba como calibrar a bateria do notebook acessando esse post.

3º Erro no Windows

Há possibilidade de ser um erro no sistema operacional. Para solucionar o problema, é necessário desativar e ativar novamente o ícone de notificação da bateria para corrigir o problema. Saiba como realizar o procedimento aqui.

4º Erro da BIOS

Algum defeito na bateria ou nos componentes eletrônicos podem causar o aparecimento da mensagem “ Tempo restante desconhecido” . Neste caso, é necessário atualizar a BIOS do equipamento.

Obs: A realização desse procedimento é indicada apenas para usuários que tenham conhecimento técnico. Caso não possua, procure uma assistência técnica especializada.

5° Atualizar os drivers 

É indicado fazer a atualização  dos drivers, principalmente o(s) da bateria. Para saber como efetuar a atualização dos drivers do seu notebook, clique neste link. 

 

Conseguiu solucionar o problema? Compartilhe o resultado conosco, deixe uma mensagem nos comentários 🙂

 

Sobre Especialista bringIT

Especializado em manutenção de notebooks e baterias
Adicionar a favoritos link permanente.